Conheça o programa de capacitação realizado com a COMPESA

Com o objetivo de livrar a Região Metropolitana de Recife do abastecimento intermitente, fruto da intensa escassez hídrica e do alto índice de perdas, o Grupo HWater realizou o Programa de Capacitação em Redução e Controle de Perdas/ANF – Água Não Faturada, incluindo a adoção de modelos de contratos baseados em Performance e Desempenho. Continue a leitura e saiba mais!

 

Como funciona o Programa

O Programa de Capacitação faz parte do programa intitulado “Recife Smart Urban Water Management Program” financiado pela United Kingdom Prosperity Fund através do Banco Mundial. 

Ao todo foram 06 meses de capacitação, ministrado para 31 líderes da COMPESA. A essência do programa de capacitação proposto e aprovado pelo banco foi a garantia de resultados, tanto nas formas convencionais de contratação, quanto na modalidade por performance e desempenho. 

 

Objetivos do Programa de Capacitação

 

Ao realizar o programa, tínhamos como propósito atingir os seguintes objetivos de aprendizagem:

  1. Compreender o que são perdas/ANF na operação do negócio, a responsabilidade da sua área e as inter-relações das áreas, tendo uma visão sistêmica do negócio em relação às perdas e reconhecendo a sua importância para o alcance dos resultados. 
  2. Ser exemplo e disseminar a importância do uso consciente e sustentável da água, fomentando um olhar de preocupação para as perdas de água/ANF.
  3. Compreender como formular e executar a Estratégia de Redução e Controle de Perdas/ANF, alinhada à estratégia operacional da Compensa, considerando fundamentos do ROAD MAP® Estratégico e Operacional. 
  4. Realizar um diagnóstico eficaz em relação às perdas/ANF. 
  5. Desenvolver e implementar o plano operacional de gestão de perdas/ANF por Unidade de Negócio, considerando iniciativas e investimentos em prevenção, controle e redução – sempre acompanhando os indicadores de desempenho e metas preestabelecidas. 
  6. Aplicar os modelos de contrato de performance nas contratações de serviços. 

Conhecendo os módulos do Programa

 

Após 06 meses de eventos online, síncronos e assíncronos, de maneira disruptiva, o conteúdo foi ministrado aos líderes da Compesa. O Programa era composto por 06 módulos, com os seguintes conteúdos:

 

Módulo 01: Acolhimento, sensibilização e conceitos fundamentais. 

Módulo 02: Entendendo o problema; Gestão Otimizada dos Sistemas de Abastecimento de Água; Modelagem Hidráulica; Balanço Hídrico e Indicadores de Desempenho Operacional;  Nível Econômico de Perdas; Avaliação Econômica e Financeira.   

Módulo 03: Como priorizar ações de controle de perdas reais e aparentes de água; Como priorizar áreas de ação; Como fazer o orçamento das ações de controle de /ANF.

Módulo 04: Modelos de Programa de Controle e Redução de Perdas/ANF; Redução de Perdas/ANF e Gestão do Programa de Controle. 

Módulo 05: Modelos de contratos; Aspectos jurídicos e Viabilidade Econômico financeira. 

Módulo 06: Consolidação do aprendizado e encerramento.

 

É importante dizer que em todos os módulos ocorreram oficinas práticas e, na maioria deles, webinars de casos reais.  

Conhecer o fenômeno das perdas, sabendo diagnosticá-las e combatê-las, partindo do ROAD MAP de Formulação e Execução de Estratégia de Redução e Controle de Perdas/ANF (marca registrada do Grupo HWater), foi tônica do Programa de Capacitação, apregoado pelo Banco Mundial e assimilado pelos principais líderes da Compesa.

Nas avaliações finais por parte de ambas instituições, houve unanimidade na imperiosa necessidade de aprender a lidar com a “Guerra contra as Perdas/ANF”. Para alcançar um resultado tão positivo, a participação ativa das lideranças da Compensa foi essencial! 

Eles participaram de todos os eventos online, seja participando dos EAD’s e webinars, seja assistindo a vídeos de estudos de caso e acessando a biblioteca virtual com milhares de conteúdos. Assim, foi possível desmistificar o “poder da perda” e empoderar os treinandos das Unidades de Negócio a enfrentarem de maneira estratégica e estruturada desse fenômeno que tanto compromete a realidade do abastecimento da Região Metropolitana de Recife (RMR)

Parabéns ao Banco Mundial pela iniciativa e agradecemos às lideranças da RMR e à Diretoria da Compesa pelo apoio e parceria. 

Start typing and press Enter to search